COMO FAZER UM SONETO?

Escrever sonetos

.

Como fazer um soneto?

Esta seção não é somente para escrever um soneto, mas também para fazer qualquer poema. O que exponho poderá ajudar-lhes a realizar uma composição poética, com certeza, mas isto depende mais do estilo, pensamento, caráter e imaginação de vocês próprios. O demais é questão de aprendizado.

.Recomendação:
O que é um soneto?
Figuras de estilo

.Passos para fazer um soneto (dicas)

.
Comecemos:

1. Reflexione um sonho, uma ânsia, uma ideia, uma situação ou um sentimento, o que você pretenda descrever ou narrar no poema.
.

Exemplo:
“Eu falarei sobre o que acho de mim neste mundo: sou alguém que gosta de escrever o que sente, mas não de falar muito. Alguém que fica como um bicho estranho e sozinho com suas mágoas e fantasias, mas eu gosto disso. Preciso explicá-lo a todo o mundo, mesmo que não penso mudar de atitude.”

.

 2. Procure palavras pouco conhecidas e relacionadas com o que vai escrever: verbos, advérbios, conjunções, preposições e substantivos. Faça uma lista.

.
Exemplo: 

Achar= pensar= crer= acreditar= intuir= adivinhar
Dizer= falar= expressar= conversar= expor
.
Tarde, cedo, pouco, bastante, depois…
Talvez, acaso, se calhar, pode ser…
.
A, ante, baixo, com, contra, até, para, por…
E, ou, mas, porém, que, porque, mesmo que…
.
Mundo= terra=planeta = universo…
Tristeza= mágoa= nostalgia= desânimo…
Desejos, fantasias, anseios, ânsias…
Pássaro: rouxinol, andorinha, gaivota, águia…

.

3. Antes de começar, lembre e use as partes do conto: introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão.

  Exemplo: Você mesmo pergunte continuamente, enquanto faz seu poema:

O quê? Como? Quem? Onde? Quando? Porquê?…

.

 4. Crie mais de uma frase ou oração próprias de você, não muito compridas. Use palavras precisas que aludam ao que pus no primeiro passo.

.
Exemplo
Alguém sou eu, alguém que pouco fala
Sou alguém neste mundo  que fala pouco
Sou alguém neste mundo que pouco vive

.

Dica: Se precisa tirar uma palavra, mais deixar a  presença dela nos seus versos, tente relacioná-la com outras, isto é, por exemplo,  o vocábulo “povoado”: morros, montanhas, rios, árvores, caminhos de pedra, isolado, pequeno…

..

5. Das primeiras orações que já fez, escolha uma. Meça quantas sílabas compõem-na, e se são dez,  parabéns! Se não é bem assim, tente de novo mudar ou ordenar as palavras, substitui-las ou continuá-las no seguinte verso.

Exemplo:

Sou alguém neste mundo  que fala pouco:  10.

Dica: Se você acha que seu verso é feio, soa mal, talvez seja porque está faltando ritmo, quer dizer, o tom ou harmonia musical. Por isso, olhe que as sílabas tónicas de cada palavra estiverem na 2da ou 3ra, 4ta ou 6ta, 8va, e sempre na 10ma.

Exemplo:

Eu sou no mundo alguém que pouco vive; 4, 6, 8: 10

.

6. Coloque o número de sílabas ao lado do verso, assim mesmo a letra “A” ou “B” em cada quarteto, para designar a rima.
.

Exemplo:

 Eu sou no mundo alguém que pouco vive; 2, 4, 6, 8: 10; A

.

7. Continue com a ideia, ligando-a por meio dos nexos, até completar a primeira estrofe. Tenha a certeza de que cada verso apresentar dez sílabas.
.

Exemplo:

Eu sou no mundo alguém que pouco vive       2, 4, 6, 8: 10; A
Alguém que sonha com morar poesia           2, 4, 8: 10 ; B
Alguém que ama de escrever no dia              2, 4, 8: 10 ; B
Os meus anseios, os que tenho e tive.            4, 6, 8: 10; A

 ..

8. Comece a segunda estrofe. Verifique o número de sílabas e a rima de cada oração; prossiga as dicas anteriores.
.

Exemplo:

 Eu sou no rio a goa e o declive,         2, 4, 8: 10; A
Um peixe doido de asinhas leves,           2, 4, 8: 10; B
Uma gaivota com as penas verdes;     4, 8: 10; B
E a tristeza, nas águas, inclusive.             2, 4, 8: 10; A

.

9. Quando acabar de fazer os quartetos, começe os tercetos. Bote nos versos as letras “D” y “C” ou “E”… Se as estrofes anteriores fossem introdução e ainda desenvolvimento e pouco desenlace, os tercetos terão o final e a conclusão. Retome as regras prévias.
.

Exemplo:

Quem me dera ficar eu sempre assim!       4, 6, 8: 10; C
Nem por dinheiro e nem por todo o ouro    4, 6, 8: 10; D
Eu troco a minha vida ou dou-lhe fim.     2, 4, 6, 8: 10; C

Quem me dera que eu possa aos demais   3, 6, 10; E
Falar tudo o que sinto e o que sonho!     3, 6, 8: 10; D
Mas digo pouco porque escrevo mais.    2, 4, 6, 8: 10; E

 10. .

10. No final revise o soneto, troque palavras ou modifique-as para dar a seus versos melhor som e ordem. Verifique se o soneto concorda muito ou mais ou menos com sua ideia original no início. Escolha um título.

.
Exemplo: Soneto terminado.

Quem sou eu?
.
1. Eu sou no mundo alguém que pouco vive,
alguém que sonha com viver poesia,
alguém que gosta de escrever no dia
os meus desejos, os que tenho e tive.
.
2. Eu sou no mar a mágoa e o declive,
e um peixe que não sai na maresia,
e um pássaro que chora de afonia…
E a tristeza, nas águas, inclusive.
.
3. Quem me dera ficar eu sempre assim!
nem por dinheiro, nem por todo o ouro
eu troco a minha vida ou dou-lhe fim.
.
4. Quem me dera que eu possa aos demais
dizer tudo o que sinto, sonho e mouro!
Mas falo pouco porque escrevo mais.
.
Osfelip

.

1. Introdução 2. Desenvolvimento. 3, 4. Clímax e conclusão.
A estrutura do soneto é: ABBA—ABBA—CDC—EDE

Convido a todos vocês fazerem um soneto. Escrevam um, dois, três ou ainda mais…
.

Vocês podem!  Bom trabalho!

.

Leia outra versão aqui um pouco diferente, mesmo em português de Portugal. 

Nota: As regras quanto a  ideia original de tudo isto fi-las principalmente em espanhol. Podem ler mesmo em espanhol aqui.

.

Osfelip

4 pensamientos en “COMO FAZER UM SONETO?

  1. Pingback: O QUE É UM SONETO? | cuentaunsoneto

  2. Pingback: O QUE É UM SONETO? | cuentaunsoneto

Deja un comentario

Este sitio utiliza Akismet para reducir el spam. Conoce cómo se procesan los datos de tus comentarios.